Festividades da Cidade-Vida.||Artigo

O Huambo é uma província de Angola com onze municípios que são: Huambo, Bailundo, Ekunha, Caála, Catchiungo (ex-Bela Vista), Londuimbale, Longonjo, Mungo, Tchicala-Tcholoanga (ex-Vila Nova), Tchindjenje e Ucuma (ex-Cuma). Teve a designação oficial de Nova Lisboa entre 1928 e 1975. 

Está Cidade foi fundada pelo General Norton de Matos aos 8 de Agosto de 1912, através da Portaria número 1040, foi cerimoniosamente inaugurada em 21 de Setembro do mesmo ano e que teve como primeiro administrador Artur Castro Soromenho.
O nome da urbe se deve ao lendário caçador Huambo Calunga, procedente do Kwanza Sul, que morava na povoação de Muangunja, no município da Caála.
Relativamente as festividades neste ano de 2013. A cidade vive, desde o dia 24 de Agosto, um alvoroço total, solenidade e folia, o ambiente que se nota nas suas principais artérias. A localidade do Huambo ficou praticamente pequena para os milhares de visitantes e turistas, concretamente nas zonas do aeroporto. Entretanto, muita gente boa aflui as cidades vida que de diferentes pontos do país convergiram ao Huambo para participar nas comemorações do seu 101º aniversário.

Curiosidades:
A melhor altitude da região (e do país) situa-se no Morro Moco, com mais de dois mil metros de altitude, e desta área irradiam numerosos rios e ribeiros em direcção ao litoral e países adjacentes.
As essenciais produções de agro-pecuária são: citrinos, batata, batata-doce, arroz, feijão, trigo, hortícolas de toda a sorte, gado bovino, cavalar, caprino, suíno e ovino.
No âmbito de mineração existem: manganês, diamante, volfrâmio, ferro, ouro, prata, cobre, urânio, entre outros.
 
Texto: Lázaro Chiculupi

Comentários

Mensagens populares