Encerrada a Jornada Alusiva ao Dia Internacional da Alfabetização "na província do Huambo"



A jornada alusiva ao Dia Internacional da Alfabetização, assinalado domingo (08), encerrou segunda-feira na província do Huambo, depois de uma semana dedicada à reflexão sobre a necessidade de se combater o analfabetismo no seio da população.

O acto de encerramento aconteceu na vila municipal da Chicala-Cholohanga, 42 KMs da cidade do Huambo, e foi presidido pelo Director Provincial da Educação, Manuel Sampaio do Amaral, que, na ocasião, considerou a intelectualidade a maior riqueza de um país.
 
Felicitou e agradeceu, ainda, o empenho que os alfabetizadores têm demonstrado no cumprimento das suas tarefas de ensinar a ler e a escrever cidadãos adultos.

Manuel Sampaio do Amaral informou que este ano foram alfabetizados, nesta província, quase 45 mil cidadãos, cifra que satisfaz o setor da educação, tendo em conta a árdua tarefa de erradicar o analfabetismo a médio prazo.
“É uma alegria para nós, aos alfabetizados quero apenas lembrar-vos que somos os arquitetos do nosso próprio destino. 
"Vamos pintar o nosso quadro com o pincel da sabedoria e colori-lo com cores vivas”, salientou.
Para o responsável, o número de alfabetizados deve servir de incentivo para fazer-se mais e melhor, pois é disso que Angola precisa para erradicar o analfabetismo
Texto adaptado: Eliude Santiago
Fonte: Angop

Comentários

Mensagens populares