Julgamento dos Pilotos da FAN : Por causa do acidente do dia 14 de Setembro de 2011 (Leia Mais)
De acordo com o relatório, o piloto Lino Gonçalves distribuiu a responsabilidade dos manetes ao instruendo piloto, capitão Francisco Gomes de Almeida, segundo a leitura da caixa negra.
Tendo em conta estes factos, os peritos julgam terem sido violadas as normas de segurança de voo e as da própria aeronave.
Entre as vítimas mortais figuram os tenente-generais Bernardo Leitão Francisco Diogo “Lelu Kizua”, então comandante adjunto da Educação Patriótica da Força Aérea Nacional, Elias Malungo Bravo da Costa Pedro “Kallias”, do Estado Maior-General das FAA, e o brigadeiro Demóstenes Fio Catata, vogal do Conselho Superior de Disciplina Militar do Estado-Maior General.
A sentença dos
dois tripulantes da aeronave do tipo Embraer, da Força Aérea Nacional, que no
dia 14 de Setembro de 2011 vitimou mortalmente 28 passageiros, depois de ter
embatido contra o solo no momento da descolagem, será pronunciada quinta-feira.
Os acusados
são o major José Lino Gonçalves e o capitão Francisco Gomes de Almeida, ambos
oficiais da Força Aérea Nacional, que estão entre os quatro sobreviventes do
sinistro, que provocou a morte de oficiais generais e subalternos das Forças
Armadas Angolanas (FAA).
O
relatório dos peritos da Força Aérea Nacional, apresentado durante as
audiências, presume que o excesso de peso (o avião carregava 635 quilogramas
acima do recomendado), como causa do acidente, sendo que viajavam 31
passageiros, contra os 28 recomendáveis.
No
documento, ao comandante da aeronave, major José Lino Gonçalves, é apontada
negligência, por ter permitido que o co-piloto, Ibrahim Freitas, estagiário
falecido, pilotasse o voo, quando não estava habilitado para o fazer.
Fonte: http://www.portaldeangola.com/
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