Reabilitação do Museu do Planalto na Cidade do Huambo



 As obras de reabilitação do Museu do Planalto, na cidade do Huambo, arrancam ainda dentro deste ano, segundo relatos do director local da Cultura, Pedro Chissanga.
Sem entrar em pormenores sobre a verba e o tempo determinado para a conclusão das obras, Pedro Chissanga, avançou que, além do melhoramento da infra-estrutura, serão colocadas novas prateleiras para exposições.
Sublinhou que a intervenção, permitirá o melhoramento de condições de trabalho para os seus funcionários e acomodação dos visitantes.
O director considerou deploráveis as actuais condições do museu, por apresentar uma imagem desoladora, que a cada dia clama por uma intervenção imediata.






O museu da província do Huambo conserva 900 peças diversas que retratam o passado dos povos Ovimbundos, desde o modo de vida, lutas travadas contra opressão colonial, além de artefactos arqueológicos, fotográficos e zoomórficos.Foi criado em 1948 pela Câmara Municipal de Nova Lisboa, com o objectivo de recolher dados de carácter etno-museológico e conhecimentos de usos e costumes da região do planalto central, sendo que na época incluía no seu acervo peças das províncias do Bié e do Kuando Kubango, dado ao carácter regional que o mesmo tinha.


Fonte: O Pais

Comentários

Mensagens populares