Projecto “Uhayele-Vimbo” Realiza Trabalho Comunitário no Bairro do Calilongue «Saiba Mais»
O projecto “Uhayele” continua a promover os cuidados primários de saúde nas comunidades da província do Huambo, com vista a reduzir a morbi-mortalidade, ajudando as pessoas a prevenir-se de doenças.
Priscilla Motta Coordenadora do projecto Uhayele-Vimbo, disse em entrevista à Angop, que o objectivo da deslocação ao Bairro Calilongue foi o de sensibilizar os moradores acerca dos cuidados que devem observar para não ser contagiados pela cólera.
Disse terem sido realizadas, pela equipa de agentes comunitários de saúde do “Uhayele”, 12 palestras sobre cuidados com tratamento da água para beber e preparar os alimentos e 12 oficinas para orientação practica do preparo do soro caseiro com o objectivo de prevenir a desidratação, muito comum e grave nos casos de cólera.
Estiveram presentes, aproximadamente 400 moradores do bairro Calilongue, que participaram muito positivamente com perguntas e inquietações acerca da cólera.
Informou que, além disso, os agentes comunitários de saúde exibiram 12 sessões de um filme sobre a cólera, sendo que aproximadamente 346 pessoas, incluindo o soba do bairro, Eurico Horácio, testemunharam as 12 sessões.
Priscilla Americano, que fez um balanço positivo da participação no projecto “Saúde na aldeia”, considera fundamental a promoção dos cuidados primários de saúde, uma vez que a sensibilização e a mudança de hábitos das pessoas contribui para a diminuição da morbidade nas comunidades.
Referiu que no bairro Calilongue o projecto “Uhayele” fez-se representar por um gestor do cuidado, uma coordenadora técnica assistencial, um supervisor de campo e três agentes comunitários de saúde.
(portaldeangola.com)
Comentários